Apresentação da Agência de Tecnologia da Informação
A Agência de Tecnologia da Informação (ATI-TO), é uma autarquia da Administração Pública Indireta Estadual , vinculada à Secretaria da Fazenda, responsável pelo gerenciamento, coordenação estratégico da modernização dos serviços públicos, integrando soluções tecnológicas que promovem eficiência, segurança da informação e acessibilidade para a Administração Pública Estadual e para a sociedade.
A ATI-TO desenvolve suas atividades com base na Lei Estadual nº 3.421, de 8 de março de 2019, e alterações, regida por regulamento próprio, na forma do seu Regimento Interno, além de outras normas em vigor.
Este documento é baseado na Lei 6.312 de 14 de setembro de 2021, que regulamenta, no âmbito do Poder Executivo Estadual, a Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017 e institui o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual, e adota outras providências.
Além disso, a seguir serão apresentadas as principais funções da ATI, com destaque para os canais de comunicação diretos, como a Ouvidoria e o Serviço de Informação ao Cidadão.

A estrutura organizacional básica da Agência de Tecnologia da Informação, nos termos do disposto na Lei Estadual nº 3.421, de 8 de março de 2019, e suas alterações, conta com a seguinte organização:
I – Estrutura de administração superior:
- Presidência;
- Vice-Presidência Executiva;
II – Estrutura de gestão estratégica:
- Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação;
- Superintendência de Sistemas de Informação;
- Superintendência de Gestão e Governança de Tecnologia da Informação;
III – Estrutura de apoio técnico:
-Secretaria-Geral;
- Assessoria Jurídica;
- Assessoria de Comunicação;
- Gerência de Segurança;
IV – Estrutura de apoio administrativo:
Diretoria de Administração e Finanças;
V – Estrutura de apoio tático:
- Diretoria de Infraestruturas;
- Diretoria de Suporte e Serviços;
- Diretoria de Sistemas de Informação;
- Diretoria de Treinamento e Implantação de Sistemas;
- Diretoria de Gestão de Projetos, Processos e Inovação;
- Diretoria de Gestão de Contratos.
VI – Estrutura de apoio operacional:
- Gerência de Redes e Comunicação;
- Gerência de Infraestrutura;
- Gerência de Banco de Dados;
- Gerência de Geoprocessamento e Governo Inteligente;
- Gerência de Suporte e Manutenção;
- Gerência de Atendimento aos Usuários - SERVICE DESK;
- Gerência de Sistemas Corporativos;
- Gerência de Sistemas de Gestão;
- Gerência de Desenvolvimento de Sistemas;
- Gerência de Sistemas Fazendários;
- Gerência de Treinamento;
- Gerência de Implantação e Integração de Sistemas;
- Gerência-Geral de Administração;
- Gerência de Execução Financeira, Orçamentária e Contábil;
- Gerência de Compras de Tecnologia da Informação;
- Gerência de Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação;
- Gerência de Projetos de Tecnologia da Informação;
- Gerência de Processos de Tecnologia da Informação;
- Gerência de Inovações Tecnológicas;
- Gerência de Fiscalização de Contratos de Tecnologia da Informação;
- Gerência de Convênios e Recursos Descentralizados.