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SECRETARIA DAS CIDADES HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Ícone CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO -

Serviços Oferecidos

A SECIHD oferece uma Carta de Serviços que detalha os serviços disponibilizados aos cidadãos, dentre eles serviços sobre regularização fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana no Estado do Tocantins. 

Ícone INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A

Apresentação da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional

A Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional - SECIHD, é órgão integrante da administração direta estadual, responsável pelo planejamento, organização, coordenação,execução  e a implementação de políticas de regularização fundiária do Estado do Tocantins.

A SECIHD - TO desenvolve suas atividades com base na Lei Estadual n.º 4.151, de 28 de  abril de 2023 que dispõe sobre a organização da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, e adota outras providências, e alterações, regida por regulamento próprio, na forma de Regimento Interno, além de outras normas em vigor.

Esta Carta de Serviços é baseada no Decreto 6.312 de 14 de setembro de 2021, que regulamenta, no âmbito do Poder Executivo Estadual, a Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017 e institui o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual, e adota outras providências.

Além disso, a seguir serão apresentadas as principais funções da SECIHD, com destaque para os canais de comunicação direto, como a Ouvidoria e o Serviço de Informação ao Cidadão.

 

A estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, conta com a seguinte organização:

I-   Gabinete do Secretário

II -  Gabinete do Secretário Executivo  

- Chefia da Assessoria Especial

- Chefia da Assessoria de Comunicação  

III Diretoria Jurídica  

- Assessoria Jurídica de Assuntos Urbanos, Fundiários, Habitacionais e Administrativos  

IV Diretoria de Acompanhamento de Processos

V  Superintendência de Planejamento, Administração e Finanças   

- Diretoria de Planejamento, Contratos e Convênios  

- Diretoria de Administração e Finanças  

    a) Gerência Geral de Administração

    b) Gerência de Gestão de Pessoas

    c) Gerência de Execução Orçamentária e Financeira   

    d) Gerência de Contabilidade

VI  Superintendência de Habitação   

- Diretoria de Obras e Produção Habitacional  

    a) Gerência de Execução de Projetos Orçamentários  

    b) Gerência de Fiscalização de Obras

- Diretoria de Programas e Projetos Sociais Habitacionais  

    a) Gerência de Atendimento, Pesquisa e Cadastro Social  

    b) Gerência de Elaboração e Execução de Projetos de Trabalho Social

    c) Gerência de Avaliação e Pós Ocupação  

VII  Superintendência de Cidades e Desenvolvimento Urbano  Habitação   

- Diretoria de Planejamento Urbano  

    a) Gerência de Mobilidade e Acessibilidade Urbana   

    b) Gerência de Apoio, Articulação e Parcerias de Assuntos Fundiários

- Diretoria de Gestão de Captação de Recursos

    a) Gerência de Pesquisa, Diagnóstico e Avaliação  

    b) Gerência de Elaboração de Projetos de Infraestrutura Urbana   

- Diretoria de Saneamento Básico  

    a) Gerência de Água e esgoto

    b) Gerência de  de Gestão Estratégica de Resíduos Sólidos

    c) Gerência de Drenagem, Controle, Mitigação e Prevenção de Riscos Urbanos

VIII Superintendência de Infraestrutura Hídrica e Projetos de Desenvolvimento Estratégico    

- Diretoria de Desenvolvimento de Obras Hídricas   

    a) Gerência de Fiscalização e Medição Gerente de Fiscalização e Medição  

    b) Gerência de Obras Hídricas

- Diretoria de Estudos, Projetos e Manutenção Diretor de Estudos, Projetos e Manutenção  

    a) Gerência de Licenciamento Ambiental e Regularização Fundiária

    b) Gerência de Estudos, Hidrogeológicos e Projetos de Engenharia e Manutenção

 

Ícone QUAL A FUNÇÃO DA ?

Qual é a Função da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional?

Compete à Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional prover a gestão, planejamento, organização, coordenação, execução  e a implementação de políticas de regularização fundiária, com ênfase no desenvolvimento setorial, mobilidade e acessibilidade urbana do Estado do Tocantins.

Além disso, a SECIHD é responsável pela articulação com as diversas esferas de governo, com o setor privado e as organizações não governamentais, tendo em vista a execução de ações e programas de urbanização, mobilidade, acessibilidade urbana, saneamento básico e de desenvolvimento urbano local, regional, integrado e sustentável.

Ícone MISSÃO E VALORES DA

Missão, Visão e Valores da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional

MISSÃO é garantir que todos os cidadãos tenham acesso à moradia digna, adequada e regular, bem como, implementar políticas de habitação social e buscar soluções para enfrentar desafios habitacionais, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos municípios do Tocantins, promovendo oportunidades de emprego, redução das desigualdades regionais de forma a garantir ambientes integrados e sustentáveis.  

A  VISÃO da SECIHD é ser uma Secretaria referencia em promover cidades mais eficiente, seguras e inclusivas onde todos os cidadãos tenham acesso a serviços públicos de qualidade, mobilidade urbana eficiente, moradias dignas e saneamento básico - com especial atenção às famílias de baixa renda e grupos vulneráveis.

Os VALORES são :  

  • Excelência;
  • Transparência ;
  • Ética;
  • Responsabilidade Socio Ambiental ;
  • Pessoas;
  • Gestão de Qualidade;
  • Comprometimento.

Ícone ONDE ESTAMOS ?

Onde Fica a Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional


  • Endereço da Sede: Praça dos Girassóis, esplanada das Secretarias S/N , Palmas – TO CEP 77.001.002 Palmas – Tocantins
  • Site Oficialhttps://www.to.gov.br/pge
  • E-mail oficialgabinete@secihd.to.gov.br 
  • Telefone Geral:  (63)99985-3560
  • Secretario: Ivory de Lima Aguiar Cunha 
  • Secretário Executivo: Wilson Souza E Silva
  • Horário de Atendimento: Segunda a Sexta- Feira, 08:00 às 14:00

Ícone OUVIDORIA DA

Reclamações?

A ouvidoria da SECIHD é o canal oficial para que os cidadãos apresentem manifestações, como sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. A ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação.