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Programa CNH Cidadã - Credenciar Centro de Formação de Condutores

Permite credenciar Centro de Formação de Condutores - CFCs que aderirem ao Programa CNH Cidadã para realizar prestação dos serviços para formação de condutores, que compreendem as etapas de Curso Teórico-técnico, Exame Teórico-técnico, Curso de Prática de Direção Veicular e Exame de Prática de Direção Veicular. O serviço é realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins - Detran/TO.

  • Pessoa Jurídica - Poderão participar do credenciamento apenas as empresas denominadas Centro de Formação de Condutores - CFCs, já credenciadas e ativas no Detran/TO, com Portaria de Credenciamento válida, que mantenham a regularidade de sua inscrição e que atendam às exigências estabelecidas no Termo de Referência e demais anexos do EDITAL DE CHAMENTO PÚBLICO Nº XX/2025/GABPRES.

Este serviço pode ser solicitado de forma digital.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O SERVIÇO:
Habilitação Jurídica:


Requerimento de credenciamento;
Documento de constituição da pessoa jurídica, devidamente registrado e atualizado - Contrato Social ou Registro comercial, no caso de empresa individual;
Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ;
Certidão Negativa da Corregedoria do Detran/TO, referente a punições e impedimentos vigentes, tanto em relação a pessoa jurídica, quanto em relação aos seus sócios;
Alvará de credenciamento vigente;
Cópia da documentação pessoal do(s) sócio(s) (RG e CPF);
Comprovante de residência, com emissão não superior a 90 (noventa) dias.

Regularidade Fiscal, Trabalhista e Previdenciária:

Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;
Certidão Negativa de Débitos junto à Fazenda Estadual e Municipal;
Certidão de Regularidade do FGTS;
Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT.

Qualificação Técnica:

Declaração formal de que mantém infraestrutura física, recursos didáticos-pedagógicos, veículos de aprendizagem e recursos humanos (corpo técnico, Diretores de CFCs e Instrutores de Trânsito credenciados junto ao Detran/TO) em conformidade com as condições do credenciamento vigente no Detran/TO.

Qualificação Econômico-Financeira:

Certidão Negativa de Falência ou Recuperação Judicial expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, com data de emissão inferior a 90 (noventa) dias.

Declarações:

está ciente e concorda com as condições contidas no Edital e seus anexos, bem como de que o valor da contraprestação compreende a integralidade dos custos para atendimento dos direitos trabalhistas assegurados na Constituição Federal, nas leis trabalhistas, nas normas infralegais, nas convenções coletivas de trabalho e nos termos de ajustamento de conduta e que cumpre plenamente os requisitos de habilitação definidos no instrumento convocatório;
não emprega menor de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de 16 anos, salvo menor, a partir de 14 anos, na condição de aprendiz, nos termos do artigo 7º, XXXIII, da Constituição;
não possui empregados executando trabalho degradante ou forçado, observando o disposto nos incisos III e IV do art. 1º e no inciso III do art. 5º da Constituição Federal;
cumpre as exigências de reserva de cargos para pessoa com deficiência e para reabilitado da Previdência Social, previstas em lei e em outras normas específicas;
declaração de que proprietário(s) e profissionais não exercem cargo, função ou emprego no Detran/TO, inclusive por empresa locadora de mão de obra, e que não possui parentesco com servidores do Detran/TO, até o 3º grau, inclusive por linha;
declaração de cumprimento dos termos da Lei Federal nº 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD.


ETAPAS PARA ATENDIMENTO DIGITAL:
Acessar o Portal de Serviços do Governo do Tocantins.
preencher o requerimento digital do serviço.
anexar a documentação necessária.
acompanhar e atender eventuais pendências.
aguardar a conclusão do processo.

Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)
Gerência de Atendimento, Credenciamento e Controle (GERCRED)

Telefone: (63) 3027-4149;
WhatsApp: (63) 99977-5746;
Site: https://www.to.gov.br/detran
Endereço de atendimento: Unidade de atendimento do DETRAN-TO, sede.
Endereço sede: Q. 401 Norte ? Av. NS-01 N (Antiga ARNO 41), Lotes 01 a 10 ? Conjunto 02 - Plano Diretor Norte, Palmas - TO, 77001-670.

Os processos são tratados conforme a ordem de protocolização por meio do portal de serviços. Caso seja necessário o atendimento presencial e haja formação de filas, será respeitada a ordem de chegada, observando-se, entretanto, as prioridades legais para atendimento preferencial, previstas em lei:

Idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos;
idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
pessoas com deficiência;
gestantes;
lactantes;
pessoas com crianças de colo e obesos;
pessoas com transtorno do espectro autista;
pessoas com mobilidade reduzida;
doadores de sangue.

Digital: Imediato

  • 30 dias.
Não há.
  • Isento.

Conferir toda a documentação necessária antes de requerer o serviço.
Reserve de 10 a 30 minutos para preencher o formulário.

Ouvidora do Departamento de Trânsito do Tocantins - DETRAN/TO
telefone: (63) 3027-4153;
Dúvidas pelo celular (Whatsapp): (63) 99986-4616;
Registrar Manifestação por intermédio da Inteligência Artificial - TIA Ouvidora (mediante clique no ícone da TIA no canto inferior à direita): https://www.to.gov.br/cge
Cadastro de Manifestação de Ouvidoria ou Pedido de Acesso à Informação diretamente na Plataforma Fala.Br: https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
Cadastro de Manifestação de Ouvidoria ou Pedido de Acesso à Informação no Portal de Serviços do Estado do Tocantins: https://servicos.to.gov.br/nova_manifestacao.aspx
Conheça mais sobre o Sistema Estadual de Ouvidorias do Tocantins em: https://www.to.gov.br/cge/ouvidoria-geral-do-estado/5ucazpoed99m

Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
DIGITAL
Categoria:
Trânsito e Transportes
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Atendimento
Perfil de serviço: Empresa
Órgão/Entidade: Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)
Setor/Departamento: Gerência de Atendimento, Credenciamento e Controle (GERCRED)
Favoritar:
Simplificar serviço