Voltar

Cadastrar Exploração Pecuária

Permite você cadastrar sua exploração pecuária junto ao órgão competente para iniciar atividades de criação de animais.

  • Pessoa física ou jurídica – Possuir cadastro de produtor e/ou procurador.

Este serviço pode ser solicitado de forma presencial ou digital.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O SERVIÇO:

Pessoa física ou jurídica

Proprietário do Imóvel:

  • Cadastro de produtor rural (explorador) e/ou procurador;
  • Nos casos em que a exploração pecuária for solicitada pelo proprietário do imóvel é requisito a existência de cadastro ou solicitação de cadastro de produtor (proprietário) e propriedade;
  • Se pessoa jurídica deverá ter matriz ou filial estabelecida no Estado do Tocantins.
  • Boletim de Informações Cadastrais (BIC ou FIC), expedidos pela SEFAZ/TO (não obrigatório);
  • Documentos para área urbana, conforme legislação.

Quando a exploração pecuária for aberta por pessoa diversa do proprietário:

  • É requisito a existência de cadastro ou solicitação de cadastro de produtor (proprietário) e propriedade;
  • Ficha de solicitação do cadastro devidamente assinada;
  • Documentos que comprovem vínculo entre produtor explorador e produtor proprietário e propriedade nos seguintes moldes: Contrato de Arrendamento, Aluguel de Pasto, Comodato e outros (com firma reconhecida e prazo   definido);
  • Se pessoa jurídica deverá ter matriz ou filial estabelecida no Estado do Tocantins;
  • Boletim de Informações Cadastrais (BIC ou FIC), expedidos pela SEFAZ/TO; Documentação do vínculo com a propriedade.

A depender do tipo de criação (espécie animal), poderá ser exigida novas informações e documentos no momento do cadastro ou da visita na propriedade.

Quando o requerimento for solicitado pelo representante legal, deverá apresentar a via original ou cópia autenticada do instrumento público de mandato com poderes específicos (Procuração) e prazo de validade máximo de 5 (cinco) anos para representação junto à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins.

ETAPAS CASO PREFIRA ATENDIMENTO DIGITAL:

  1. Acessar o serviço pelo portal;
  2. preencher requerimento digital;
  3. anexar a documentação necessária;
  4. acompanhar a resposta pelo portal;
  5. solucionar alguma pendência, caso seja notificado;
  6. aguardar a finalização do serviço.

ETAPAS CASO PREFIRA ATENDIMENTO PRESENCIAL:

  1. Procurar a Agência de Defesa Agropecuária do estado do Tocantins (Adapec/TO) - Unidade Local de Execução ou Escritório Seccional onde está localizado a propriedade rural do produtor rural requerente.
  2. O cadastro de propriedade rural será realizado mediante requerimento verbal ou via Portal de Serviços (https://servicos.to.gov.br/) feito pelo interessado diretamente ou através de seu procurador, onde será fornecida uma ficha cadastral para preenchimento e apresentação dos documentos.
  3. De posse dos documentos solicitados, o servidor atendente deve analisar a documentação recebida, registrar e incluir todas as informações no Sistema de Gestão de Documentos (SGD) e SIDATO; e emitir Parecer Administrativo.
  4. Após salvar as informações o servidor irá imprimir o formulário de solicitação de cadastro de propriedade rural, onde irá colher, como anuência por parte do produtor rural/proprietário ou representante legal, a assinatura do interessado na ficha de cadastro emitida pelo sistema, que deverá ser impressa em duas vias, sendo entregue uma ao requerente e outra arquivada na Unidade.
  5. A qualquer tempo, de ofício pela ADAPEC/TO ou por solicitação do titular, poderá ocorrer alteração   para os demais dados/informações necessários ao cadastro.
  6. Análise e validação dos cadastros em até 10 (dez) dias úteis. Em caso de pendência na solicitação, a contagem do prazo de análise será reiniciada a partir do recebimento da documentação corrigida.
  7. A qualquer tempo, de ofício pela ADAPEC/TO ou por solicitação do titular, poderá ocorrer alteração   para os demais dados/informações necessários ao cadastro.

Quais os deveres do produtor quando possui exploração pecuária?

  • Prestar informações, até o 5º (quinto) dia do mês subsequente, sempre que ocorrerem alterações cadastrais da exploração pecuária, estabelecimento e/ou do rebanho, junto à Unidade Local da ADAPEC no município onde se localiza a exploração; quando disponível em sistema informatizado o produtor rural poderá através de seu login e senha acessar e atualizar dados referentes ao cadastro de exploração pecuária.
  • Cumprir com as normas determinadas pela Adapec, nas épocas e nos prazos determinados;
  • Comprovar a origem dos animais com o documento sanitário expedido por um órgão oficial da Defesa Sanitária Animal (Guia de Trânsito Animal, Passaporte animal ou outros).
  • Emitir documentos zoossanitários previstos na legislação federal, estadual e em atos normativos para acompanhar os animais em trânsito no território do Estado do Tocantins.
  • Notificar a unidade local da ADAPEC mais próxima ou pelo Disque Defesa (0800 000 4733) sobre a existência de foco ou suspeita de doenças infectocontagiosas;
  • Permitir e colaborar com a realização de inspeções e de trabalhos referentes à coleta de amostras e materiais para exames laboratoriais e exames de autenticidade e qualidade estabelecidas pela ADAPEC;
  • Realizar alterações cadastrais, evolução de rebanho, declaração de nascimento, declaração de alta mortalidade de animais e demais informações na unidade local da ADAPEC do município onde estiver localizada a propriedade.
  • Na hipótese de encerramento do cadastro da exploração pecuária, o produtor deverá solicitar, por meio de formulário fornecido pela Adapec/TO, até o 5º (quinto) dia do mês subsequente ao da ocorrência do fato.
Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (ADAPEC)
Gerência de Avaliação, Controle e Fiscalização Animal - Pcaa (GACF- PCAA)
  • O produtor poderá acompanhar o processo de cadastramento no Portal de Serviços ou solicitar na Unidade que realizou o requerimento;
  • Após deferimento/efetivação do cadastro o produtor poderá solicitar acesso ao sistema “Produtor on line”;
  • Disque defesa: 0800 000 4733;
  • telefone: (63) 3027-1529;
  • Whatsapp: (63) 3218-2181;
  • e-mail: pcaa.adapec@gmail.com;
  • endereço sede: Q. 104 Sul Rua Se 11, 23 - conjunto 3 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77020-026.

Os processos são tratados por ordem de chegada. Caso haja filas o atendimento presencial priorizará:

  • Idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos;
  • idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
  • pessoas com deficiência;
  • gestantes;
  • lactantes;
  • pessoas com crianças de colo e obesos.
  • pessoas com transtorno do espectro autista;
  • pessoas com mobilidade reduzida;
  • doadores de sangue.
  • Digital: Imediato.
  • Presencial: 15 minutos, conforme ordem de chegada.
  • 30 dias.
15
  • Nã há custos para este serviço.

Site da ADAPEC:

  • Ao solicitar o serviço, verifique se a documentação está completa e atende aos requisitos para solicitação;
  • fique atento às notificações de pendência que possam surgir.

Conheça mais sobre o Sistema Estadual de Ouvidorias do Tocantins em: https://www.to.gov.br/cge/ouvidoria-geral-do-estado/5ucazpoed99m

Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
DIGITALPRESENCIAL
Categoria:
Agricultura e Pecuária
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Atendimento
Perfil de serviço: Cidadão
Empresa
Órgão/Entidade: Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (ADAPEC)
Setor/Departamento: Gerência de Avaliação, Controle e Fiscalização Animal - Pcaa (GACF- PCAA)
Favoritar:
Simplificar serviço