PORTAL DE SERVIÇOS

Encontre os serviços que você procura de forma rápida e fácil.

Pesquise por serviços ou palavras relacionadas ao que procura
Voltar

Solicitar Histórico e/ou Certificado Escolar - Alunos Egressos

Permite você solicitar o Histórico e/ou Certificado Escolar, destinado a estudantes que concluíram séries ou anos letivos na rede estadual de ensino do Tocantins.

Pessoa Física - Estudante da Rede Estadual de Ensino Pessoa Física - Responsável do aluno.
  • Ser ex-aluno ou responsável por estudante que cursou séries ou anos letivos na rede estadual do Tocantins.
  • Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH com RG e CPF, ou Passaporte).
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Comprovante de endereço atualizado.
  • Certidão de nascimento ou casamento.
  • Para homens entre 18 e 45 anos: Certificado de reservista.
  • Artigo 24 da Lei LDB § VII A educação básica, nos níveis fundamental e médio.

ETAPAS EM CASO DE ATENDIMENTO DIGITAL

  1. Você deve acessar o Portal de Serviços.
  2. Você deve preencher o requerimento digital, informando a unidade escolar.
  3. Você deve anexar os documentos solicitados.
  4. Você deve responder as pendências notificadas, se houver.
  5. Você deve continuar acompanhando o andamento da solicitação pelo portal.
  6. Você deve retirar os documentos originais (Histórico/Certificado Escolar) na unidade escolar.

ETAPAS EM CASO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL 

  1. Você deve comparecer à unidade escolar ou Superintendência Regional de Educação (para escolas inativas).
  2. Você deve preencher o formulário de solicitação.
  3. Você deve apresentar a documentação necessária.
  4. Você deve acompanhar a solicitação pelo portal de serviços.
  5. Você deve retirar os documentos originais na unidade escolar.
  6. Você deve assinar o protocolo de recebimento.
  • Telefone: 63 3218-6161
  • E-mail: legislacao@seduc.to.gov.br
Os processos são tratados por ordem de chegada. Caso haja filas o atendimento presencial priorizará: Idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos; Idosos com idade igual ou superior a 60 anos; Pessoas com deficiência; Gestantes; Lactantes; Pessoas com crianças de colo e obesos. Pessoas com transtorno do espectro autista; Pessoas com mobilidade reduzida; Doadores de sangue.
Presencial: Por ordem de chegada. Digital: Não há fila.
30 dias.
  • Não há taxas para este serviço.
  • Telefone da Ouvidoria Setorial da SEDUC: (63) 3218-1457
  • E-mail: ouvidoria@seduc.to.gov.br
  • Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado 
  • Telefones: 162 - Ligação Gratuita (Dentro do Estado) e (63) 3901-7623 
  • Dúvidas pelo celular (Whatsapp) (63) 98154-0050
  • E-mail: atendimento.ouvidoria@cge.to.gov.br
  • Cadastro de Manifestação de Ouvidoria ou Pedido de Acesso à Informação no Portal de Serviços do Estado do Tocantins: https://servicos.to.gov.br/nova_manifestacao.aspx
  • Para facilitar sua solicitação do serviço, verifique a documentação exigida para que não gere nenhuma pendência que possa ocasionar no arquivamento automático do processo.
  • Fique atento para as notificações de pendências.
  • Continue acompanhando o andamento de sua solicitação por este Portal de Serviços.

Quando posso solicitar um certificado?

Quando houver concluído o Ensino Médio em uma unidade escolar da rede estadual de ensino.

Quando posso solicitar 2ª Via de certificado?

No caso de perda ou extravio com Registro de Boletim de Ocorrência.

Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
DIGITALPRESENCIAL
Categoria: Educação e Pesquisa
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Carta de Serviços
Perfil de serviço: Cidadão
Órgão/Entidade: Secretaria da Educação (SEDUC)
Setor/Departamento: Gerência de Legislação, Normatização, Certificação e Inspeção Escolar (GLNCIE - SEDUC)
Favoritar: