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Primeiro Emplacamento Veicular

Este serviço tem como objetivo solicitar o primeiro emplacamento do veículo junto ao Departamento de Trânsito de Tocantins - DETRAN/TO.

Pessoa Física - cidadão. Pessoa Jurídica - empresas.

Primeiro Emplacamento Online

  • Somente para pessoa física;
  • Possuir login e senha no GOV.BR com o nível prata ou Ouro;
  • Nota Fiscal original emitida em favor do comprador.

Primeiro Emplacamento Presencial

  • Nota Fiscal original emitida em favor do comprador, com decalque do chassi.

Categoria aluguel:

  • Para transporte Individual de Passageiros (mototáxi e taxi): Autorização do Poder Público concedente.
  • Para Transporte Coletivo de Passageiros:
  • Intermunicipal: Autorização do Poder Público concedente (ATR)
  • Interestadual: Autorização do Poder Público concedente (ANTT)
  • Para Transporte de Cargas: RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga) emitido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Observação:

No caso de Veículo na Categoria “Aprendizagem”, antes de solicitar o serviço de Primeiro Emplacamento, é necessário, de posse da Autorização do Setor de Credenciamento do Detran/TO e dos documentos do proprietário, dirigir-se ao Setor de Veículo para requerer a Autorização para o Laudo de Inspeção Veicular - CSV (Certificado de Segurança Veicular) emitido pelo Inmetro.

Pessoa Física na modalidade online

  • Anexar documentos em formato PDF ou JPEG;
  • Documento oficial de identificação com foto válido;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Comprovante de Residência.

Pessoa Física na modalidade presencial

  • Documento oficial de identificação com foto válido, original e cópia;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF original e cópia;
  • Comprovante de Residência original e cópia.

Pessoa Jurídica

  • Ato constitutivo (dependendo da natureza jurídica: contrato social, alteração – com a cláusula de administração, estatuto, ata da assembleia geral etc.) original e cópia;
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ atualizado.
  • Documento oficial com foto válido original e cópia;
  • Comprovante de residência original e cópia.
  • Lei Federal N° 9.503, de 23 de setembro de 1997– Institui o Código de Trânsito Brasileiro;
  • Artigo 114 da Lei Federal N° 9.503 - Art. 134 -Código de Trânsito Brasileiro- CTB.
  • Resolução nº 969 de 24 de junho de 2022 - CONTRAN.

ETAPAS EM CASO DE ATENDIMENTO DIGITAL

  1. Acessar a carta de serviço no Portal de Serviços Governo/TO;
  2. Realizar login e senha com GOV.BR.
  3. Acompanhar e atender eventuais pendências.

ETAPAS EM CASO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL

  1.  O cidadão deve solicitar o serviço em uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins – DETRAN/TO ou empresa credenciada;
  2. O cidadão deve apresentar a documentação original e cópia;
  3. Acompanhar e atender eventuais pendências.
Os processos são tratados por ordem de protocolização (chegada). Não há critérios de preferência. Contudo, em caso de filas, o atendimento presencial seguirá o disposto na Lei 10.048/00, que estabelece, os grupos de pessoas que têm direito ao atendimento prioritário: pessoas com deficiência; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos (Lei Federal 13.466/17); gestantes; lactantes; pessoas com crianças de colo e obesos.
Presencial: 1H. Digital: Não há filas.
Digital: Imediato Presencial: 2 horas, com emissão do documento.
  • Primeiro Emplacamento R$ 87,89;
  • Nada Consta R$ 7,37;
  • Veículo emitido com gravame: R$ 58,80.
  • Sistema de Ouvidoria do Poder Geral do Estado pelo telefone 162 ou pelo site: https://ouvidoria.to.gov.br
  • Ouvidora DETRAN/TO: (63) 3218-3000
  • Para facilitar sua solicitação do serviço, verifique a documentação exigida para que não gere nenhuma pendência que possa ocasionar no arquivamento automático do processo.
  • Fique atento para as notificações de pendências.
  • Quem pode solicitar o serviço? O proprietário ou o procurador de posse da procuração autenticada em cartório.
Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
DIGITALPRESENCIAL
Categoria: Trânsito e Transportes
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Atendimento
Perfil de serviço: Cidadão
Empresa
Órgão/Entidade: Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)
Setor/Departamento: Protocolo - Detran (PROT-DETRAN)
Favoritar: