PORTAL DE SERVIÇOS

Encontre os serviços que você procura de forma rápida e fácil.

Pesquise por serviços ou palavras relacionadas ao que procura
Voltar

Realizar Matrícula Ensino Médio Parcial

Permite você realizar a matrícula de adolescentes e jovens que estão cursando o Ensino Médio. 

Pessoa Física.
  • Ser cidadão responsável por adolescente ou jovem. 
  • Documento oficial de identificação com foto;
  • CPF do aluno e do responsável;
  • Certidão de nascimento;
  • Cartão do SUS;
  • Foto 3x4;
  • Comprovante de residencia;
  • Declaração de transferência;
  • Histórico do ensino fundamental;
  • Telefone e e-mail dos pais e/ou do estudante;
  • Cartão de vacinação em dia aos estudantes com até 18 anos, conforme a lei n° 7 de agosto 2019.
  • Instrução Normativa estadual nº 14, de 21 de novembro de 2023 – Estabelece critérios e orienta quanto aos procedimentos de matrícula dos estudantes da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins par o ano letivo de 2024.

ETAPAS EM CASO DE ATENDIMENTO DIGITAL 

 

  • Você deve registrar pré-matrícula via telefone 0800 6305050 ou pelo site http://matricula.seduc.to.gov.br
  • Você deve preencher requerimento digital informando 3 opções de escola ou de turnos de estudo na mesma escola;
  • Você deve receber protocolo de pré-matrícula;
  • Você deve verificar e ratificar pré-matrícula no período definido em cronograma;
  • Você deve comparecer à Unidade Escolar em cronograma definido com a documentação solicitada (veja a listagem de documentos);
  • Você deve efetivar matrícula.

 

ETAPAS EM CASO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL 

 

  • Você deve fazer o pedido na Unidade Escolar;
  • Você deve apresentar os documentos necessários para a solicitação desejada (veja a listagem de documentos);
  • Você deve receber protocolo de pré-matrícula;
  • Você deve acompanhar o andamento do pedido por meio do Portal de Serviços e dos canais de atendimento;
  • Você deve atender as pendências que possam surgir;
  • Você deve verificar e ratificar pré-matrícula no período definido em cronograma;
  • Você deve comparecer à Unidade Escolar em cronograma definido com a documentação solicitada (veja a listagem de documentos);
  • Você deve efetivar matrícula.
Os processos são tratados por ordem de chegada. Caso haja filas o atendimento presencial priorizará: Idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante outros idosos; Idosos com idade igual ou superior a 60 anos; Pessoas com deficiência; Gestantes; Lactantes; Pessoas com crianças de colo e obesos; Pessoas com transtorno do espectro autista; Pessoas com mobilidade reduzida; Doadores de sangue.
Digital: Não há fila; Presencial: 15 minutos, conforme ordem de chegada.
Conforme Cronograma de matrícula publicada pela SEDUC anualmente através do site http://seduc.to.gov.br
  • Não há taxas para este serviço.
  • Ouvidoria Setorial da SEDUC: (63) 3218-1457;
  • Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado Telefones: 162 - Ligação Gratuita (Dentro do Estado) e (63) 3901-7623;
  • Dúvidas pelo celular (Whatsapp): (63) 98154-0050;
  • E-mail: atendimento.ouvidoria@cge.to.gov.br
  • Cadastro de Manifestação de Ouvidoria ou Pedido de Acesso à Informação no Portal de Serviços do Estado do Tocantins: https://servicos.to.gov.br/nova_manifestacao.aspx
  • Para facilitar sua solicitação do serviço, verifique a documentação exigida para que não gere nenhuma pendência que possa ocasionar no arquivamento automático do processo.
  • Fique atento para as notificações de pendências e também aos prazos definidos no cronograma de matrícula publicada pela SEDUC.
  • Não tenho ainda a documentação completa, posso solicitar a matrícula?
    • Pode, contudo, será necessário apresentar posteriormente a documentação pendente.

 

  • Não tenho o Histórico Escolar ainda, posso realizar a matrícula?
    • Pode, com a declaração escolar da escola anterior. Contudo, no prazo de 30 (trinta) dias, o Histórico Escolar deverá ser apresentado a unidade escolar.

 

  • O comprovante de residência deve estar no nome do responsável pelo estudante?
    • Não é necessário que o comprovante de residência esteja no nome do responsável pelo estudante.
Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
DIGITALPRESENCIAL
Categoria: Educação e Pesquisa
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Carta de Serviços
Perfil de serviço: Cidadão
Órgão/Entidade: Secretaria da Educação (SEDUC)
Setor/Departamento: Gerência de Ensino Médio (GEM)
Favoritar: