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Solicitar Assistência Especializada nos Creas Regionais

Este serviço oferece apoio, orientação e acompanhamento para pessoas em situação de risco social ou direitos violados. O objetivo é ajudar na superação dessas situações, promovendo direitos e fortalecendo os vínculos familiares e sociais.

Pessoas que vivem situações de violação de direitos, como:

  • Violência física, psicológica ou negligência;
  • Abuso ou exploração sexual;
  • Afastamento da família por medida de proteção ou socioeducativa;
  • Tráfico de pessoas;
  • Situação de rua ou mendicância;
  • Abandono;
  • Trabalho infantil;
  • Discriminação por orientação sexual, raça ou etnia;
  • Outras formas de violência ou exclusão que afetam sua autonomia, bem-estar ou dignidade;
  • Também é necessário morar em um dos municípios atendidos pela Regional Centro Leste. Confira os canais de acesso para saber se sua cidade está incluída;
  • Pessoa Física – Cidadão.

Este serviço pode ser solicitado de forma digital:

  • Acessar Portal de serviços;
  • Preencher requerimento digital;
  • Anexar e encaminhar os documentos necessários;
  • Aguardar a resposta e atender as pendências que possam surgir.

1. Quem pode receber esse atendimento?

R: Qualquer pessoa ou família em situação de risco social ou com direitos violados, como casos de violência, abandono, trabalho infantil ou discriminação.

2. Como faço para pedir o atendimento?

R: Você deve procurar a unidade da Assistência Social do seu município ou entrar em contato pelos canais disponíveis.

3. Preciso levar algum documento?

R: Sim. Leve um documento com foto e, se possível, um comprovante de residência.

4. Preciso pagar alguma coisa para receber o atendimento?

R: Não. O serviço é gratuito.

5. Onde o atendimento é feito?

R: O atendimento é feito presencialmente, na unidade da Assistência Social do seu município. Em alguns casos, pode haver visitas domiciliares.

6. Quanto tempo dura o acompanhamento?

R: Depende da sua situação. A equipe técnica avalia caso a caso.

7. O que acontece depois que eu sou atendido?

R: Você recebe orientações e pode ser encaminhado para outros serviços públicos, como saúde, educação ou programas de apoio.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS)
Protocolo - Setas (PROT-SETAS)

Os processos são tratados por ordem de chegada. Caso haja filas o atendimento presencial priorizará:

  • Idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos;
  • idosos com idade igual ou superior a 60 anos; 
  • pessoas com deficiência; 
  • gestantes; 
  • lactantes; 
  • pessoas com crianças de colo e obesos.
  • pessoas com transtorno do espectro autista;
  • pessoas com mobilidade reduzida;
  • doadores de sangue.

Presencial: Imediato.

O tempo para concluir o atendimento varia de acordo com:

  • A situação de cada pessoa ou família;
  • O envolvimento com o acompanhamento;
  • A ação de outros órgãos parceiros;
  • A metodologia usada no atendimento.
Não há.
  • Não há taxas para esse serviço.
  • Confira a lista de documentos antes de fazer sua solicitação;
  • Se faltar algo, seu pedido pode ser arquivado automaticamente;
  • Acompanhe seu processo e leia todas as notificações;
  • Se surgir alguma pendência, resolva o quanto antes para não perder o serviço.
Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
DIGITAL
Categoria: Assistência Social
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Carta de Serviços
Perfil de serviço: Cidadão
Órgão/Entidade: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS)
Setor/Departamento: Protocolo - Setas (PROT-SETAS)
Favoritar:
Simplificar serviço