PORTAL DE SERVIÇOS

Encontre os serviços que você procura de forma rápida e fácil.

Pesquise por serviços ou palavras relacionadas ao que procura
Voltar

Cadastrar Produtor Rural e/ou Procurador

Permite você cadastrar produtor rural e/ou procurador, com o objetivo de controle e fiscalização do fluxo e tráfego de animais dentro das divisas do estado, bem como dos respectivos rebanhos nas propriedades rurais tocantinenses.

Pessoa Física. Pessoa Jurídica.
  • Ser produtor rural;
  • Ter um conjunto de uma ou mais espécies, gerenciado por um ou mais produtores, em uma fazenda. 
  • Documento de Identificação com foto; 
  • CPF - Cadastro de Pessoa Física; 
  • Comprovante de Residência atualizado, em nome do produtor rural; 
  • Tratando-se de comprovante de residência em nome de terceiros, deve o produtor estar em posse de termo/declaração, assinado pelo titular, que comprove sua residência no local; 
  • Comprovante de Residência em nome do produtor rural; 
  • Em se tratando de proprietário ou possuidor de propriedade rural, deve também estar em posse dos respectivos títulos que comprovem o seu domínio. Além disso, não se tratando de proprietário ou possuidor, mas tão somente de explorador, deve estar em posse dos contratos ou termos que comprovem sua condição; 
  • Procuração Pública ou particular, com firma reconhecida em cartório e com poderes específicos para abrir e/ou realizar a manutenção do Cadastro na ADAPEC, em caso de representação da pessoa física ou jurídica; 
  • Aceita-se, também, assinatura digital, desde que passível de validação imediata pela ADAPEC. 
  • Instrução Normativa ADAPEC Nº 01, de 03 de março de 2023 - Dispõe sobre o cadastro e recadastramento de estabelecimentos rurais e seus proprietários ou produtores;
  • Portaria nº 066, de 2 de março de 2022, que institui o programa de cadastro agropecuário animal;
  • Instrução de Serviço nº 03, de 13 de março de 2023 – estabelece procedimentos acerca da Instrução normativa nº 01;
  • Instrução de Serviço nº 06, de 13 de outubro de 2023 – Institui o parecer administrativo para abertura de cadastro de produtor, propriedade e exploração agropecuária.

ETAPAS EM CASO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL

    1. Você deve procurar a Agência e Defesa Agropecuária do Estado de Tocantins - ADAPEC (Escritório Local ou Seccional) ou no Departamento responsável pelo serviço, para preenchimento do formulário específico; 
    2. Você deve apresentar à ADAPEC os documentos necessários para peticionar o serviço desejado; 
    3. O servidor atendente da ADAPEC deve registrar o serviço e incluir os documentos solicitados, fornecendo o protocolo ao cidadão; 
    4. Você irá receber o protocolo emitido pela ADAPEC e orientações sobre o andamento e acompanhamento do serviço. 
  • Telefone: (63) 3218-2176, (63) 3218-2168; (WhatsApp) 
  • Disque Defesa: 0800 063 1122; 
  • Endereço sede: Q. 104 Sul Rua Se 11, 23 - conjunto 3 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77020-026 
Os processos são tratados por ordem de chegada. Caso haja filas o atendimento presencial priorizará: Idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos; Idosos com idade igual ou superior a 60 anos; Pessoas com deficiência; Gestantes; Lactantes; Pessoas com crianças de colo e obesos. Pessoas com transtorno do espectro autista; Pessoas com mobilidade reduzida; Doadores de sangue.
Presencial: 30 minutos, conforme ordem de chegada.
Entre 10 e 15 dias.
  • Não há taxas para este serviço.
  • Disque Defesa da ADAPEC: 0800 063 1122; 
  • Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado  
  • Telefones: 162 - Ligação Gratuita (Dentro do Estado) e (63) 3901-7623  
  • Dúvidas pelo celular (Whatsapp) (63) 98154-0050 
  • E-mail: atendimento.ouvidoria@cge.to.gov.br 
  • Cadastro de Manifestação de Ouvidoria ou Pedido de Acesso à Informação no Portal de Serviços do Estado do Tocantins: https://servicos.to.gov.br/nova_manifestacao.aspx 
  • Para facilitar sua solicitação do serviço, verifique a documentação exigida para que não gere nenhuma pendência que possa ocasionar no arquivamento automático do processo ou na suspensão do cadastro.
  • Fique atento para as notificações de pendências.
Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
PRESENCIAL
Categoria: Agricultura e Pecuária
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Carta de Serviços
Perfil de serviço: Cidadão
Empresa
Órgão/Entidade: Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (ADAPEC)
Setor/Departamento: Gerência de Inspeção Vegetal (GIV)
Favoritar: