PORTAL DE SERVIÇOS

Encontre os serviços que você procura de forma rápida e fácil.

Pesquise por serviços ou palavras relacionadas ao que procura
Voltar

Transporte Escolar

Esse serviço tem como objetivo disponibilizar transporte escolar aos alunos matriculados nas unidades Escolares da rede pública estadual, que residem na zona rural e semiurbano (assentamentos e regiões afastadas do centro).

Pessoa Física.
  • Para ter acesso ao serviço de transporte escolar é obrigatório ser aluno devidamente matriculado na rede pública estadual e apresentar comprovante de residência que reside na zona rural e semiurbano. 
  • O aluno para solicitar o transporte escolar deve se matricular na unidade escolar mais próxima a sua residência. 
  • Documento oficial de identificação com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de matrícula do aluno;
  • Comprovante de residência.
  • Lei nº 9.394, art. 208, VII de 20 de dezembro de 1996 - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. (redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009).
  • Resolução Estadual N°06 de 26 de agosto de 2009.
  1. No ato da entrega da documentação necessária para realizar a matrícula na Unidade Escolar, é obrigatório informar a atendente da Secretaria Escolar que necessita do transporte escolar para seu filho, tendo em vista que reside em zona rural;
  2. A Unidade Escolar deve encaminhar por e-mail a solicitação da demanda de transporte para Diretoria Regional de Educação - DRE, pertencente a sua jurisdição, com cópia para Unidade Técnica Executiva de Transporte - UTE Transporte, através do e-mail: transporteescolar@seduc.to.gov.br;
  3. A UTE Transporte após receber o pedido analisa a demanda da rota solicitada, verificando a viabilidade do atendimento e autoriza a rota junto a empresa terceirizada contratada para realização do serviço e comunica a DRE;
  4. A Diretoria Regional de Educação faz a devolutiva da demanda a Unidade Escolar solicitante.
Os processos são tratados por ordem de protocolização (chegada). Não há critérios de preferência. Contudo, em caso de filas, o atendimento presencial seguirá o disposto na Lei 10.048/00, que estabelece, os grupos de pessoas que têm direito ao atendimento prioritário: pessoas com deficiência; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos (Lei Federal 13.466/17); gestantes; lactantes; pessoas com crianças de colo e obesos.
Presencial: 15 minutos.
Aproximadamente 30 dias após a realização do pedido junto a Unidade Escolar. O prazo se faz necessário tendo em vista a necessidade de análise do trajeto para emissão de parecer do atendimento.
  • Não há taxas para este serviço.
  • Para facilitar sua solicitação do serviço, verifique a documentação exigida para que não gere nenhuma pendência que possa ocasionar no arquivamento automático do processo.
  • Fique atento para as notificações de pendências
  • Quem tem direito ao Transporte Escolar?
    • Alunos devidamente matriculados em unidades escolares da rede pública do Estado do Tocantins que residam em zona rural ou semiurbano.

 

  • A partir de quantos quilômetros o estudante tem direito a transporte escolar?
    • É de direito do estudante o transporte escolar caso o mesmo resida a uma distância maior ou igual a 3km da linha principal do transporte escolar.
Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
PRESENCIAL
Categoria: Educação e Pesquisa
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Carta de Serviços
Perfil de serviço: Cidadão
Órgão/Entidade: Secretaria da Educação (SEDUC)
Setor/Departamento: Gerência de Transporte Escolar (GTE - SEDUC)
Favoritar: