ETAPAS EM CASO DE ATENDIMENTO DIGITAL
Etapa 1- Acessar a Plataforma Fala.BR
Obs.: A manifestação deve ser finalizada dentro de 30 (trinta) minutos, tempo estipulado pela Plataforma.
Login e senha – identificação com restrição de acesso. Insira seus dados de login e senha para continuar.
Login gov.br (Login único) – você poderá criar o seu cadastro autenticado por meio do login único gov.br para ter acesso a todos os serviços públicos digitais em um só cadastro.
Etapa 2 – Registrar o recurso
- Acesse a área “Minhas Manifestações”
- Acesse seu pedido e clique no botão “Recorrer em: 3ª Instância” disponível no final da tela.
- Preencha os campos do formulário sobre o seu recurso.
Importante: A tela para registro do recurso de 3ª Instância, apresenta os dados do seu pedido (na aba “Teor”) e um formulário com dados do recurso. Para registrar o recurso, basta selecionar o “Tipo de Recurso” e justificar o motivo da discordância da resposta recebida. É possível anexar até 5 arquivos, totalizando no máximo 10 MB. Após preencher os campos, basta clicar no botão “Concluir”
Etapa 2.1 – Realizar reclamação (Opcional)
Há ainda a opção em casos de omissão de resposta ao pedido de acesso à informação, a apresentação de uma reclamação.
Importante: o prazo para apresentar reclamação começa 30 (trinta) dias após o registro do seu pedido. O botão ficará disponível por 10 (dez) dias.
- Acesse seu pedido e pressione o botão “Reclamar”.
- Você será direcionado à tela para registro da reclamação. Nela, você pode preencher o campo “Justificativa”, e em seguida clique no botão concluir.
Etapa 3 – Localizar e acompanhar os recursos ou a reclamação
- Para localizar o andamento de um recurso ou da reclamação e obter informações sobre ele:
- Clique em “Minhas Manifestações”, localize o recurso ou a reclamação e clique no número do protocolo para acessá-lo.
- Abra a aba “Recurso” e o sistema apresentará os dados referentes aos recursos, e caso haja reclamação, referentes àquele pedido, também estará disponível nesta aba.
- Clique em “Detalhar” ao lado do recurso que deseja consultar.
- Importante: O prazo para registrar o recurso à próxima instância recursal está disponível abaixo da “Data de Resposta”. Esse prazo é de 10 (dez) dias, contados a partir da data da resposta.
Etapa 4. Recebimento da resposta