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Tratamento de Acromegalia - Solicitação de Medicamento

Este serviço tem como objetivo fornecer acesso a medicamentos em nível ambulatorial, para tratamento de Acromegalia, obedecendo aos critérios de diagnóstico, indicação de tratamento, inclusão e exclusão de pacientes, esquemas terapêuticos, monitoramento, acompanhamento e demais parâmetros contidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT, estabelecidos pelo Ministério da Saúde - MS. O fornecimento dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - CEAF é realizado através do Núcleos Regionais de Assistência Farmacêutica - NRAF.

Pessoa Física com diagnostico de Acromegalia moradora do Estado do Tocantins
  • Possuir diagnóstico de Acromegalia (CID E22.0)

Nova solicitação:

  • Documento Oficial de Identificação com foto, exceto para indígena ou penitenciário;
  • CPF;
  • Cartão Nacional de Saúde - CNS (Cartão do SUS);
  • Comprovante de Residência, exceto para Indígena ou Penitenciário;
  • Laudo para Solicitação de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - LME;
  • Prescrição Médica;
  • Termo de Esclarecimento e Responsabilidade - TER;
  • Relato médico realizado em serviço especializado em neuroendocrinologia descrevendo os sinais e sintomas e os tratamentos já realizados para acromegalia (cirúrgico, radioterápico ou farmacológico);
  • Exame de dosagem de IGF-1 (Somatomedina-C);
  • Laudo de Tomografia Computadorizada ou Ressonância Computadorizada de sela túrcica.

Adequação:

  • Laudo para Solicitação de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - LME;
  • Prescrição médica;
  • Termo de Esclarecimento e Responsabilidade - TER;
  • Relato médico realizado em serviço especializado em neuroendocrinologia descrevendo os sinais e sintomas e os tratamentos já realizados para acromegalia (cirúrgico, radioterápico ou farmacológico);
  • Exame de dosagem de IGF-1 (Somatomedina-C);
  • Laudo de Tomografia Computadorizada ou Ressonância Computadorizada de sela túrcica.

Documentos do Responsável:

  • Documento oficial de identificação com foto;
  • Comprovante de Residência; 

A entrega dos exames/documentos listados abaixo depende da situação clínica do paciente. Esses podem ser exigidos pela unidade de saúde para que a avaliação da sua solicitação seja concluída. Verifique com seu médico a necessidade de entrega desses exames/documentos conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, específico para sua situação clínica.

  • Exame de dosagem de GH após sobrecarga de glicose, ou basal sem sobrecarga de glicose para paciente diabético;
  • Laudo de Tomografia Computadorizada de tórax ou de abdômen;
  • Relato médico realizado em serviço especializado em neuroendocrinologia descrevendo a impossibilidade de dosagem de GH após sobrecarga de glicose, caso o paciente seja diabético.
  • Portaria Ministério da Saúde nº 1.554, de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

ETAPAS EM CASO DE ATENDIMENTO DIGITAL

  1. Acessar o Portal de Serviços;
  2. Preencher requerimento digital do serviço;
  3. Anexar e encaminhar documentos necessários;
  4. Atender eventuais pendências;
  5. Acompanhar cronograma de entrega;
  6. Receber o Medicamento solicitado.

ETAPAS EM CASO DE ATENDIMENTO PRESENCIAL

  1. Comparecer a Núcleo Regional de Assistência Farmacêutica - NRAF;
  2. Apresentar documentos;
  3. Acompanhar cronograma no Núcleo Regional de Assistência Farmacêutica - NRAF;
  4. Atender eventuais pendências;
  5. Receber Medicamento.
  • Endereço: Quadra 104 Norte, Avenida LO-04, conjunto 04, lote 46, Centro, Cep 77.006-032;
  • Fone: (63) 3218 3200.
Os processos são tratados por ordem de protocolização (chegada). Não há critérios de preferência. Contudo, em caso de filas, o atendimento presencial seguirá o disposto na Lei 10.048/00, que estabelece, os grupos de pessoas que têm direito ao atendimento prioritário: pessoas com deficiência; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos (Lei Federal 13.466/17); gestantes; lactantes; pessoas com crianças de colo e obesos.
Digital: Não há fila. Presencial: Até 40 minutos.
Até 90 dias úteis.
  • Não há taxas para este serviço.

Página com os documentos necessários: 

  • Para facilitar sua solicitação do serviço, verifique a documentação exigida para que não gere nenhuma pendência que possa ocasionar no arquivamento automático do processo.
  • Fique atento para as notificações de pendências.
4___CARTA___ANEXO_1___RELACAO_DE_EXAMES_E_DOCUMENTOS.pdf - Descrição resumida: Relação de Exames e Documentos - Descrição detalhada:
Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
DIGITALPRESENCIAL
Categoria: Saúde e Vigilância Sanitária
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Atendimento
Perfil de serviço: Cidadão
Órgão/Entidade: Secretaria da Saúde (SESAU)
Setor/Departamento: Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF)
Favoritar: