Ciência e Tecnologia

SOLICITAÇÃO DE OPERAÇÕES NO CATÁLOGO DE SERVIÇOS

O que é

O serviço de Solicitação de Operações no Catálogo de Serviços visa a manutenibilidade do Catálogo de Serviços da ATI, o qual consiste em um documento onde estão listados todos os serviços de TI na visão de negócio, que estão ativos na organização e disponíveis aos usuários.

Quem pode usar

Donos dos serviços da ATI.

Como usar

O documento “Formulário de Solicitação de Operações no Catálogo de Serviços” deve ser utilizado para a solicitação de inclusão/alteração das informações nos serviços/produtos disponíveis no Catálogo de Serviços da ATI.

Seguem as instruções para preenchimento:

A sessão 1 “SOLICITANTE” deve ser preenchida pelo dono do serviço/substituto/chefe imediato com as informações de identificação do solicitante.


A sessão 2 “INFORMAÇÕES DO SERVIÇO(S)” compreende na ficha de identificação do serviço a ser operado. Para cada serviço, copiar a tabela desta sessão e atentar para as instruções de cada campo:OPERAÇÃO - Incluir {Inclusão de novo serviço no catálogo}, Alterar {Alteração de serviço/informação relacionada no Catálogo de Serviços da ATI};


ID DO SERVIÇO – {Preencher com o ID no serviço, vide Catálogo de Serviços da ATI, apenas quando a operação for “Alterar”};


MACRO ÁREA - {Selecionar a macro área estratégica, conforme o serviço};


SERVIÇO - {Informar o serviço, vide lista de “Serviços” no Catálogo de Serviços da ATI};


TIPO DE PRODUTO – {Selecionar qual o tipo do produto em questão};


ÁREA DE SISTEMA - {Selecionar a opção apenas quando o serviço/produto envolver a área de Sistemas de Informação};


PRODUTO - {Informar o produto relacionado ao serviço, vide a lista de “Produtos” no Catálogo de Serviços da ATI};


MÓDULO - {Informar o módulo apenas quando o produto envolver a área de Sistemas de Informação};


DESCRIÇÃO - {Descrever em termos gerais o serviço x produto em questão};


DATA DE VALIDAÇÃO – {Informar a data de validação das informações do pedido};


STATUS - {Selecionar o status do serviço: ATIVO: Em produção / INATIVO: Serviço retirado};

PÚBLICO ALVO - {Informar em termos gerais a quem se destina o serviço};


ORGÃO - {Informar a sigla do principal órgão interessado no serviço};


ESCOPO - {Informar o escopo do serviço: Interno: apenas a ATI solicita este serviço / Externo: outros órgãos podem pedir pelo serviço / Interno/Externo: Ambos ATI e órgãos podem demandar pelo serviço};


CRITICIDADE - {Qual o impacto para o negócio se algum incidente ocorrer com o serviço/produto? Informar dentro do intervalo da escala, onde 1 é o menos crítico e 5 é o mais crítico};


URGENCIA - {Qual a urgência para o reestabelecimento do serviço em caso de incidente? Informar dentro do intervalo da escala onde 1 é menos urgente e 5 é o mais urgente};


TENDÊNCIA - {Qual a tendência de piorar em caso de incidente? Representa o potencial de crescimento do impacto, ou seja, a probabilidade do impacto se tornar maior com o passar do tempo. Informar dentro do intervalo da escala onde 1 é tendência menor e 5 é tendência maior};


TEMPO DE SOLUÇÃO - {Informar o SLA do serviço em horas};


A sessão 3 “INFORMAÇÕES DE REPONSABILIDADE TÉCNICA DO SERVIÇO” deve ser preenchida com as informações do responsável técnico pelo serviço;


A sessão 4 “INFORMAÇÕES DE GESTÃO DO SERVIÇO” deve ser preenchida com as informações do gestor do serviço;


A sessão 5 “INFORMAÇÕES DE APROVAÇÃO DO SERVIÇO” deve ser preenchida com as informações do aprovador do serviço (caso exista).

Mais informações

Em construção.

  • label_important Principais etapas

    1 - Preencher corretamente o “Formulário de Solicitação de Operações no Catálogo de Serviços”;

    2 – O formulário deve ser em Suporte Digital, assinado no SGD pelo dono do serviço e o diretor da área e expedido via Sistema de Gestão de Documentos – SGD para a Gerência de Processos de TI.

  • access_time Previsão de prazos

    Em construção.

  • done_all Informações/Documentos necessários

    Em construção.

  • perm_phone_msg Canais para sugestões ou reclamações

    Telefone: (63) 3212-4523. 

  • person_outline Formas de comunicação com o solicitante

    Em construção.

  • feedback Prioridade de atendimento

    Em construção.

  • hourglass_empty Previsão do tempo de espera para atendimento

    Em construção.

  • person Mecanismos de comunicação com o usuário

    Em construção.

  • import_export Procedimentos para receber/responder manifestações do usuário

    Em construção.

  • attach_money Eventuais custos

    Em construção.

  • laptop Formas de consultar andamento

    Em construção.

Forma de atendimento:

100% Online

Setor/Departamento responsável

Órgão/Entidade: Agência de Tecnologia da Informação (ATI-TO)
Setor/Departamento:

Gerência Processos de Tecnologia da Informação – GPROC/DPPI/SUPGES/ATI-TO.

Telefone: (63) 3212-4523