Educação e Pesquisa

CERTIFICAÇÃO ENCCEJA

O que é

É um exame nacional aplicado anualmente para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, voltado para pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Através da prova o aluno tem direito a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio e a Declaração Parcial de Proficiência.

Quem pode usar

- Jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

- A idade mínima para participar do Encceja Ensino Fundamental é 15 anos completos e 18 anos para o  Ensino Médio.

Como usar

A data para realização da inscrição Encceja é divulgada no Edital nacional publicado pelo Ministério da Educação.

A inscrição no Encceja Nacional  é realizada pela internet através do endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br

1º Passo: Acesse o site oficial do  Encceja pelo seguinte endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br

2º Passo: Clique no menu inscrição e adicione os dados pessoais

3º Passo: Informe o nível de formação que deseja conseguir com o encceja: se certificação ensino fundamental e médio;

4º Passo: Informe o local de prova (estado e cidade) e a instituição de ensino desejada.

5º Passo:  Responda o questionário socioeconômico

7º Passo: Informe uma senha que será seu login.

As provas acontecem anualmente conforme período de inscrição publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

Mais informações

Entrar em contato na Gerência de Certificação, Normatização e Inspeção - Sede SEDUC por meio do telefone: (63) 3218 – 6161 /1665 e/ou email: legislação@seduc.to.gov.br

  • label_important Principais etapas

    1º Passo: Acesse o site do  Encceja pelo seguinte endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br

    2º Passo: Clique no menu inscrição e adicione os dados pessoais

    3º Passo: Informe o nível de formação que deseja conseguir com o encceja: se certificação ensino fundamental e médio;

    4º Passo: Insira o local de prova (estado e cidade)

    5º Passo: Indique a instituição de ensino pela qual almeja obter a certificação

    6º Passo: Responda o questionário socioeconômico

    7º Passo: Informe uma senha que será seu login.

  • access_time Previsão de prazos

    Conforme edital Encceja divulgado anualmente pelo Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

     

  • done_all Informações/Documentos necessários

    No momento da inscrição serão solicitados os seguintes documentos:

    - CPF;

    - Documento de identidade (RG);

    - Endereço de e-mail e número de celular válido;

    Observação: Informe caso necessite de um atendimento especializado

  • perm_phone_msg Canais para sugestões ou reclamações

    - Site Ouvidoria Geral: www.ouvidoria.to.gov.br 

    - Ouvidoria Registro de Manifestação: Telefone 162

    - E-mail: ouvidoriageral@cge.to.gov.br

    - Atendimento presencial ou por carta: Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, Esplanada das Secretarias, Praça dos Girassóis, Centro, Palmas-TO, CEP 77.001-910.

  • person_outline Formas de comunicação com o solicitante

    - Através do site http://enccejanacional.inep.gov.br, página do participante você pode consultar o local de prova e resultado do Encceja e,

    - Gerência de Certificação, Normatização e Inspeção

    Telefone: (63) 3218 – 6161 /1665

    Email: legislação@seduc.to.gov.br

  • feedback Prioridade de atendimento

    Não se aplica.

  • hourglass_empty Previsão do tempo de espera para atendimento

    Inscrição acontece de forma on-line via internet.

  • person Mecanismos de comunicação com o usuário

    - Site Secretaria da Educação, Juventude e Esportes: http://www.seduc.to.gov.br 

    - Site ouvidoria geral: www.ouvidoria.to.gov.br

    - Ouvidoria Registro de Manifestação: 162

    - Atendimento presencial para: Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, Esplanada das Secretarias, Praça dos Girassóis, Centro, Palmas-TO, CEP 77.001-910.

    - Atendimento presencial via as Diretorias Regionais de Educação localizada nos seguintes municípios:

    Araguaina – Telefone (63) 3411-5030/5032

    Araguatins – Telefone (63) 3474-4000/4011

    Arraias – Telefone (63) 3951-1007/1006/1008

    Colinas do Tocantins – Telefone (63) 3476-7402

    Dianópolis – Telefone (63) 3952-2301

    Guaraí – Telefone (63) 3464-8002

    Gurupi – Telefone (63) 3612-7200

    Miracema do Tocantins – Telefone (63) 3929-3003

    Palmas – Telefone (63) 3218-6141/6169

    Paraíso do Tocantins – Telefone (63) 3904-1007/1008

    Pedro Afonso – Telefone (63) 3466-2413

    Porto Nacional – Telefone (63) 3363-8100/8110

    Tocantinópolis - Telefone (63) 3471-7000 

    Pelas Redes Sociais Digitais 

    Instagran – @SeducTocantins

    Faccebook – SeducTocantins

    Twitter - @SeducTocantins

    Flickr – Seduc Tocantins

  • import_export Procedimentos para receber/responder manifestações do usuário

    - Site Ouvidoria Geral: www.ouvidoria.to.gov.br 

    - Ouvidoria Registro de Manifestação: Telefone 162

    - E-mail: ouvidoriageral@cge.to.gov.br

    - Atendimento presencial ou por carta: Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, Esplanada das Secretarias, Praça dos Girassóis, Centro, Palmas-TO, CEP 77.001-910.

  • attach_money Eventuais custos

    Gratuito

  • laptop Formas de consultar andamento

    - Para consultar o andamento do serviço o candidato pode acessar a página do participante através do site http: //enccejanacional.inep.gov.br  pela internet  e acompanhar todas as informações sobre o certame tais como: emitir o cartão de confirmação  e/ou resultado do exame. 

    Para acessar é so informar o CPF e senha cadastrada.

Forma de atendimento:

100% Online

Setor/Departamento responsável

Órgão/Entidade: Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC)
Setor/Departamento:

Gerência de Certificação, Normatização e Inspeção

Telefone: (63) 3218 – 6161 /1665

Email: legislação@seduc.to.gov.br