Educação e Pesquisa

SAÚDE MENTAL VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E ATENÇÃO AO SUICÍDIO

O que é

O presente projeto tem como objetivo propiciar um diálogo sobre o tema Saúde Mental Vigilância, Prevenção e Atenção ao Suicídio, evidenciando a importância da prevenção, bem como o estado de equilíbrio entre a pessoa e seu ambiente sociocultural nos espaços de trabalho, família, comunidade entre outros, para alcançar o bem estar e a qualidade de vida. As questões inerentes ao tema correspondem à área de prevenção bem como a promoção de um ambiente sociocultural determinado por aspectos diversos, como autoestima, relações interpessoais e outros elementos que surgem ainda nos anos iniciais da educação básica, momento em que, igualmente, se iniciam os contatos sociais. O tema apresenta-se polêmico, e ainda um tabu em muitos aspectos. O suicídio é um assunto perturbador para todos os atores envolvidos na prevenção e no acompanhamento de pacientes com ideação e/ou tentativas de suicídio.

Quem pode usar

Todas as escolas do parque educacional da cidade de Palmas são elegíveis para a realização das ações do projeto Saúde Mental Vigilância, Prevenção e Atenção ao Suicídio, bem como Associações diversas e a comunidade de forma geral.

Como usar

As ações promovidas pelo projeto serão divididas em três etapas, sendo uma primeira etapa a promoção de reuniões e outros eventos internos da Universidade no afã de prepararmos as ações a serem levadas a termo nas escolas. Na segunda etapa do projeto a equipe do programa realizará uma série de visitas nas escolas que fizeram a solicitação para a realização do programa. Após a realização das visitas nas escolas que foram agendadas, a equipe se reunirá e selecionará e agendará as ações a serem desenvolvidas nas escolas alvo. Finalmente, na terceira etapa, a equipe promoverá a realização do projeto nas escolas selecionadas e agendadas.

Mais informações

  • label_important Principais etapas

    A entidade que demonstre interesse na realização do projeto, deverá encaminha Oficio à Pró Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Tocantins solicitando a prestação das ações do projeto Saúde Mental Vigilância, Prevenção e Atenção ao Suicídio.

  • access_time Previsão de prazos

    O projeto Saúde Mental Vigilância, Prevenção e Atenção ao Suicídio terá prazo de execução concomitante com o final do semestre letivo, ou em acordo com calendário escolar.

  • done_all Informações/Documentos necessários

    Não se aplica.

  • perm_phone_msg Canais para sugestões ou reclamações

    Canal da OUVIDORIA da Unitins, pelo telefone (63) 3218-2941.

  • person_outline Formas de comunicação com o solicitante

    O contato pode ser feito diretamente na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, ou junto à. Coordenação/Supervisão, na pessoa da Profa. Mirian Dorneles dos Santos Monteiro. Contato: 3218-2935 - e-mail: mirian.ds@unitins.br

  • feedback Prioridade de atendimento

    Não se aplica.

  • hourglass_empty Previsão do tempo de espera para atendimento

    Os prazos para atendimento das escolas selecionadas e agendadas obedecerá a uma listagem, previamente preparada pela equipe do projeto, ou de acordo com a demanda.

  • person Mecanismos de comunicação com o usuário

    O contato pode ser feito diretamente na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, ou junto à. Coordenação/Supervisão, na pessoa da Profa. Mirian Dorneles dos Santos Monteiro. Contato: 3218-2935 - e-mail: mirian.ds@unitins.br.

  • import_export Procedimentos para receber/responder manifestações do usuário

    Não se aplica.

  • attach_money Eventuais custos

    Os custos serão de acordo com os gastos financeiros com diárias e demais emolumentos (combustível, alimentação etc.) quando da realização do projeto fora da cidade de Palmas.

  • laptop Formas de consultar andamento

    A consulta ao andamento do projeto poderá ser feita diretamente junto à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, ou à Coordenação/Supervisão do projeto, a cargo da Profa. Mirian Dorneles dos Santos Monteiro. Contato: 3218-2935 - e-mail: mirian.ds@unitins.br.

Forma de atendimento:

Presencial

Setor/Departamento responsável

Órgão/Entidade: Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
Setor/Departamento:

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários. Coordenação/Supervisão Mirian Dorneles dos Santos Monteiro. Contato: 3218-2935 - e-mail: mirian.ds@unitins.br