Trabalho

INTERMEDIAÇÃO DA MÃO DE OBRA

O que é

Realiza a intermediação da vaga de trabalho entre o empregador e o candidato à vaga, por meio do sistema de Intermediação de Mão de Obra - IMO, para o melhor direcionamento do trabalhador à vaga que esteja dentro do seu perfil.

Quem pode usar

Trabalhadores, empregadores e todos os cidadãos que visam inserção social através do trabalho.

Como usar

O trabalhador ou empregador deverá entrar em contato com o posto do SINE mais próximo, através do telefone de contato, ou buscar o autoatendimento no aplicativo SINE FACIL.

Mais informações

Atividades realizadas através Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social SETAS –TO/Diretoria do Trabalho, vinculado ao Ministério da Economia. 

  • label_important Principais etapas

    Atendimento ao Trabalhador 

    O trabalhador ou empregador deverá entrar em contato com o posto do SINE mais próximo, através do telefone de contato, ou buscar o autoatendimento no aplicativo SINE FACIL.

     

    Cadastro do trabalhador no Sistema Nacional de Emprego – SINE, através do Portal de Intermediação de Mão-de-Obra – IMO:

    1.        Cadastrar ou atualizar os dados do trabalhador: perfil socioeconômico, educacional e profissional, visando identificar os serviços que possibilitem a sua inserção no mercado de trabalho.

    2.        Identificar suas competências, habilidades, conhecimentos e necessidades, maximizando as chances de colocação ou recolocação no mundo do trabalho e emprego.

    3.        Identificar experiências de trabalho formal e informal, nos regimes celetista e trabalhos realizados em organizações públicas, através de documentos comprobatórios, que podem se constituir como Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS física ou digital, declaração ou vínculos estatutários, conforme publicações no diário oficial ou declarações emitidas por Órgão Público, em que se comprove a autenticidade do documento, e entrevista com o trabalhador.

    4.        Inclusão e atualização das pretensões de trabalho. Verificação de oportunidades de emprego:

    1.        Identificação das vagas de emprego, estágio ou aprendiz, cadastradas no Portal de Intermediação de Mão-de-Obra – IMO da Rede SINE Tocantins, compatíveis ao perfil profissional do trabalhador, e as exigências dos empregadores.

    2.        Formalização e disponibilização ao trabalhador da carta de encaminhamento, quando o trabalhador atender os critérios das vagas de emprego ofertadas na IMO, para dar vasão ao processo de entrevista, com o empregador.

    3.        Solicitação de devolução da carta de encaminhamento posterior a entrevista com o empregador, com o resultado do processo seletivo. A carta contém informações referentes ao local e horário de entrevista, bem como a documentação necessária a ser apresentada na entrevista, e campo para informar resultado da entrevista.

                                                 

    Empregador:

    1.        Atendimento empresarial, com comunicação realizada ativamente e receptivamente, e visitas realizadas nas empresas para captação de vagas, identificando oportunidade de inclusão de vagas de emprego, para inclusão no Portal de Intermediação de Mão-de-Obra

    – IMO.

    2.        Preenchimento das informações das vagas de emprego, conforme critérios e exigências adotados para contratação, por parte do empregador, constituindo o perfil da vaga.

    3.        Inclusão das vagas de emprego no Portal de Intermediação de Mão-de-Obra – IMO.

     

  • access_time Previsão de prazos

    Tempo Máximo de Espera: imediato 

     Tempo Máximo de Atendimento: 20 minutos

  • done_all Informações/Documentos necessários

    ·  Identidade

    ·  CPF

    ·  Comprovante de endereço

    ·  CTPS

    ·  Certificados para comprovação de cursos

  • perm_phone_msg Canais para sugestões ou reclamações

    Ouvidoria 162
    Site: http://www.gestao.cge.to.gov.br/ouvidoria/menuAciona/
     

  • person_outline Formas de comunicação com o solicitante

    Segunda 08h às 18 horas     

    Araguaína -  63 3421 1785    63 3414 3634    63 3414 2577   sinearaguaina@hotmail.com   sd.sinearaguaina@gmail.com

    Araguatins  63 3474 3003    sinearaguatins@hotmail.com    

    Dianópolis  63 3692 2062    sine.dianopolisto@gmail.com    seguro.sinedianopolis@gmail.com 

    Guaraí   63 3463 1710   sine.guarai@yahoo.com.br

    Gurupi   63 3351 2477    63 3212 7809    sinegurupivagas@hotmail.com   sdsinegpi@gmail.com  

    Paraíso do Tocantins  63 3361 3174   63 3606 3340   sineparaisoto@gmail.com     sdparaisoto@gmail.com

    Palmas       63 3218 1970   63 3218 1967    operacionalsinepalmas@gmail.com   segurodesemprego.sinepalmas@gmail.com 

    Porto Nacional   63 3363 2717    63 3363 6307    sineporto@hotmail.com

    Taquaralto       63 3363 2717    63 3363 6307    sinetaquaralto123@gmail.com   segurosinetaquaralto@gmail.com

  • feedback Prioridade de atendimento

    Tempo Máximo de Espera: imediato 

     Tempo Máximo de Atendimento: 20 minutos

  • hourglass_empty Previsão do tempo de espera para atendimento

    Tempo Máximo de Espera: imediato 

     Tempo Máximo de Atendimento: 20 minutos

  • person Mecanismos de comunicação com o usuário

    Araguaína -  63 3421 1785    63 3414 3634    63 3414 2577   sinearaguaina@hotmail.com   sd.sinearaguaina@gmail.com

    Araguatins  63 3474 3003    sinearaguatins@hotmail.com    

    Dianópolis  63 3692 2062    sine.dianopolisto@gmail.com    seguro.sinedianopolis@gmail.com 

    Guaraí   63 3463 1710   sine.guarai@yahoo.com.br

    Gurupi   63 3351 2477    63 3212 7809    sinegurupivagas@hotmail.com   sdsinegpi@gmail.com  

    Paraíso do Tocantins  63 3361 3174   63 3606 3340   sineparaisoto@gmail.com     sdparaisoto@gmail.com

    Palmas       63 3218 1970   63 3218 1967    operacionalsinepalmas@gmail.com   segurodesemprego.sinepalmas@gmail.com 

    Porto Nacional   63 3363 2717    63 3363 6307    sineporto@hotmail.com

    Taquaralto       63 3363 2717    63 3363 6307    sinetaquaralto123@gmail.com   segurosinetaquaralto@gmail.com

  • import_export Procedimentos para receber/responder manifestações do usuário

    Ouvidoria 162
    Site: http://www.gestao.cge.to.gov.br/ouvidoria/menuAciona/

  • attach_money Eventuais custos

    Gratuito.

  • laptop Formas de consultar andamento

    Aplicativo do SINE Facil;
            Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
            Portal do MTE: https://servicos.mte.gov.br/;
            Ou através dos endereços eletrônicos ou telefones de contatos dos postos, que são:  

    Segunda 08h às 18 horas     

    Araguaína -  63 3421 1785    63 3414 3634    63 3414 2577   sinearaguaina@hotmail.com   sd.sinearaguaina@gmail.com

    Araguatins  63 3474 3003    sinearaguatins@hotmail.com    

    Dianópolis  63 3692 2062    sine.dianopolisto@gmail.com    seguro.sinedianopolis@gmail.com 

    Guaraí   63 3463 1710   sine.guarai@yahoo.com.br

    Gurupi   63 3351 2477    63 3212 7809    sinegurupivagas@hotmail.com   sdsinegpi@gmail.com  

    Paraíso do Tocantins  63 3361 3174   63 3606 3340   sineparaisoto@gmail.com     sdparaisoto@gmail.com

    Palmas       63 3218 1970   63 3218 1967    operacionalsinepalmas@gmail.com   segurodesemprego.sinepalmas@gmail.com 

    Porto Nacional   63 3363 2717    63 3363 6307    sineporto@hotmail.com

    Taquaralto       63 3363 2717    63 3363 6307    sinetaquaralto123@gmail.com   segurosinetaquaralto@gmail.com

         

Forma de atendimento:

100% Online

Setor/Departamento responsável

Órgão/Entidade: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS)
Setor/Departamento:

Diretor do Trabalho

JOSE ALBERTO ALMEIDA GUIMARÃES

3218-1971  e-mail   subtrab@gmail.com