Justiça e Segurança Forças Armadas e Defesa Civil

ATIVIDADES DE DEFESA CIVIL

O que é

Atividadades de Defesa Civil

https://defesacivil.to.gov.br/institucional/quando-chamar-a-defesa-civil/

Quem pode usar

Qualquer cidadão.

Como usar

Ligar 199 ou 193 (24h/dia)

Mais informações

Em situação normal a atuação se concentra na prevenção de desastres; na capacitação e treinamento para emergências e desastres; no desenvolvimento sustentável e responsável da localidade, contribuindo para planejamento do uso e expansão do território, proteção do meio ambiente, redução dos desastres e bem-estar social.

No período de anormalidade as atividades estão voltadas ao atendimento aos desastres, por intermédio das ações de resposta aos desastres e reconstrução. É a fase em que o planejamento e a prevenção antes adotados são postos à prova: se foram suficientes e efetivos.

  • label_important Principais etapas

    - Ligar 199 ou 193.

    - Identifique-se: diga seu nome e seu telefone (talvez haja necessidade de confirmar sua chamada ou pedir mais esclarecimentos).

    - Onde aconteceu: dê o endereço completo, com rua, número e cidade (acrescente um ponto de referência).

    - O que aconteceu: seja breve, diga apenas o essencial.

  • access_time Previsão de prazos

    Em caso de situações de emergência ou estado de calamidade pública, o atendimento é imediato.

    Em situações normais, de acordo com a demanda/urgência.

  • done_all Informações/Documentos necessários

    De acordo com a solicitação.

    https://defesacivil.to.gov.br/institucional/quando-chamar-a-defesa-civil/

  • perm_phone_msg Canais para sugestões ou reclamações

    3218-4732

    defesacivil@bombeiros.to.gov.br

  • person_outline Formas de comunicação com o solicitante

    Telefone/e-mail.

  • feedback Prioridade de atendimento

    De acordo com a demanda.

  • hourglass_empty Previsão do tempo de espera para atendimento

    De acordo com a demanda.

  • person Mecanismos de comunicação com o usuário

    Telefone/e-mail

  • import_export Procedimentos para receber/responder manifestações do usuário

    Telefone/e-mail

  • attach_money Eventuais custos

    Sem custos.

  • laptop Formas de consultar andamento

    Telefone/e-mail

Forma de atendimento:

Presencial

Setor/Departamento responsável

Órgão/Entidade: Corpo de Bombeiros Militares do Est do Tocantins (CBMTO)
Setor/Departamento:

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil

3218-4732

defesacivil@bombeiros.to.gov.br