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Aposentadoria Especial

Este serviço tem como objetivo conceder a Aposentadoria Especial a trabalhadores que exercem atividades sob condições que prejudicam a saúde ou integridade física.

Servidores expostos a agentes nocivos que prejudiquem a saúde ou integridade física.

Servidores expostos a agentes nocivos que prejudiquem a saúde ou integridade física.

  • REQUERIMENTO 3 “Aposentadoria Especial para servidores que exerçam 
  • atividades sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou integridade física 
  • (Instrução Normativa nº. 01/2017 – IGEPREV-TO)” - (Preenchido corretamente, datado 
  • e assinado pelo Requerente).
  • CHECK LIST
  • SIMULAÇÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
  • DOCUMENTOS PESSOAIS DO SEGURADO
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de Identidade;
  • Comprovante de situação cadastral no CPF junto à Receita Federal;
  • Comprovante de quitação ou justificativa eleitoral;
  • Comprovante de endereço atualizado.
  • COMPROVANTE DE INFORMAÇÕES BANCÁRIAS DO BANCO DO BRASIL 
  • (CONVÊNIO DO ESTADO DO TOCANTINS)
  • Nome do Segurado; Nome do Banco; Tipo de conta (Corrente/Salário); Número da 
  • Agência; Número da Conta
  • DADOS FUNCIONAIS DO SEGURADO
  • Cópia do último contracheque;
  • Certidão de Tempo de Contribuição (original) expedida pelo órgão gestor de 
  • Previdência Social, no caso de Regime Próprio de Previdência Social, se for o caso;
  • Certidão de Tempo de Contribuição (original), expedida pelo INSS, no caso de 
  • Regime Geral de Previdência Social, se for o caso;
  • Informações Funcional e Financeira, fornecida pelo Órgão/Poder gestor de pessoal 
  • [emitida em até 8 (oito) meses];
  • Declaração ou contracheque comprovando o vínculo com o interessado na ação, quando for o caso.
  • Formulário de informações sobre atividades exercidas em condições especiais, o 
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP (Anexo IV), da Instrução Normativa n° 
  • 01/2017.
  • Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT (Anexo III) da 
  • Instrução Normativa n° 01/2017, quando necessário ou exigido, observado o 
  • disposto no art. 12, ou os documentos aceitos em substituição àquele, constantes 
  • do art. 13, ambos da Instrução Normativa n° 01/2017.
  • Despacho e Análise Administrativa da Atividade Especial (Anexo I) do Setor de 
  • Recursos Humanos do órgão de lotação dos servidores, em relação ao 
  • enquadramento ou não por categoria profissional, na forma do art. 20, da Instrução 
  • Normativa n° 01/2017.
  • Análise e Decisão Técnica de Atividade Especial (Anexo II) do Perito Médico, em 
  • relação ao enquadramento por exposição a agentes nocivos, na forma do art. 15, 
  • da Instrução Normativa n° 01/2017?
  • Declaração de acumulação ou não de cargos públicos;
  • Declaração de recebimento de pensão por morte ou aposentadoria;
  • Certidão expedida pelo Órgão de Previdência, constando o período utilizado, cargo 
  • e carga horária, relativos à aposentadoria concedida pelo respectivo Regime 
  • Previdenciário, se for o caso;
  • Ato de concessão e último contracheque, quando servidor for detentor de 
  • aposentadoria ou pensão por morte;
  • DOCUMENTOS DO PROCURADOR
  • Carteira de Identidade;
  • CPF ou Comprovante de situação cadastral no CPF junto à Receita Federal;
  • Procuração Pública, ou Particular com firma reconhecida. 
  • Se o procurador for advogado poderá apresentar procuração particular, sem firma 
  • reconhecida, mediante apresentação da carteira da OAB, bem como extração de 
  • cópia desta.
  • DADOS DE PENSÃO ALIMENTÍCIA, se for o caso.
  • Cópia da Sentença/Decisão Judicial;
  • Cópias dos documentos pessoais do alimentado e do representante legal, se for o caso
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF ou Comprovante de situação cadastral no CPF junto à Receita Federal;
  • Comprovante de endereço atualizado.
  • Emenda Constitucional Estadual N° 52,de 14 de dezembro de 2023 - Estabelece regras permanentes para o Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins - RPPS-TO e regras de transição, e adota outras providências;
  • Lei Complementar Estadual N° 150, de 20 de dezembro de 2023;
  • Instrução Normativa IGEPREV N° 01 de 26 de junho de 2017.

1. Para realizar agendamento de atendimento na sede em Palmas: https://sisprevweb.igeprev.to.gov.br/agendamento 

2. Para realizar agendamento de atendimento por meio das unidades do Pronto Araguaína ou Gurupi: https://sga.to.gov.br/sga/agendamento-externo/login/index.xhtml

3. E por meio do RH onde o servidor está lotado;

4. Comparecer ao local de atendimento;

5. Apresentar os documentos necessários para a solicitação desejada (veja a listagem de documentos);

6. Acompanhar o andamento do pedido por meio do telefone: 08006470747, ou pelo atendimento remoto (WhatsApp): 63 99233-5935;

7. Atender as pendências que possam surgir;

8. Aguardar a resposta sobre o pedido.

 

De acordo com a Lei nº 10.048/2000, trás em seu art. 1º: as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário. De acordo com a Lei nº 13.466/2017, trás em seu art. 2º, §2º: dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente aos demais idosos.
Presencial: 40 minutos.
Até 180 dias.
  • Não há taxas para este serviço.
  • Para facilitar sua solicitação do serviço, verifique a documentação exigida para que não gere nenhuma pendência que possa ocasionar no arquivamento automático do processo.
  • Fique atento para as notificações de pendências.
  • O requerimento deve ser preenchido corretamente, datado e assinado pelo Requerente, conforme documento de identificação apresentado.
  • Este serviço é presencial, realizado mediante agendamento prévio.
  • É de competência do RH do Órgão de origem assinar, datar e anexar o checklist correspondente ao processo.
  • Se o procurador for advogado poderá apresentar procuração particular, sem firma reconhecida, mediante apresentação da carteira da OAB, bem como extração de cópia desta.
Informações sobre o serviço
Forma de atendimento:
PRESENCIAL
Categoria: Previdência
Forma de digitalização do serviço: Digitalizado Carta de Serviços
Perfil de serviço: Empresa
Servidor
Órgão/Entidade: Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (IGEPREV)
Setor/Departamento: Gerência de Concessão de Benefícios (GEBEN)
Favoritar: